Chamar a atenção das mães para as propriedades das frutas e promover o consumo destas (especialmente das produzidas em São Paulo) entre as crianças é a filosofia que move a promoção Saborosa Brincadeira, assinada pela agência especializada em marketing e comunicação de alimentos Bancook. A ação faz parte do projeto Fruta Paulista, criado pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) em parceria com o Sebrae.
"Entramos na questão de reeducação alimentar, que é uma preocupação mundial. Nosso desafio é aumentar a base de consumidores, e isso só faz sentido estimulando-se de fato um público novo", explica Gilmar Tadeu Zezza, diretor-proprietário da Bancook. Por enquanto, a promoção ocorre em 20 lojas paulistas do Pão de Açúcar, mas a intenção é estendê-la a outros supermercados, shoppings, parques e escolas e também ao exterior. "Queremos promover as frutas brasileiras nacional e internacionalmente", conta Zezza, que já desenvolveu ações para o cliente em países como França, Itália e Portugal.
Lançada no dia 10 de abril e sem data para acabar, Saborosa Brincadeira conta com promotoras, balcões e totens caracterizados com o tema da campanha nos pontos-de-venda que fazem parte da ação. Ao mesmo tempo, as frutas ganham olhos e bocas para despertar a curiosidade de pais e filhos. Nos PDVs, as crianças podem participar de uma brincadeira interativa: com os olhos fechados, elas cheiram e provam as frutas. Em seguida, quem acertar qual é qual ganha uma cartela de adesivos. As mães também recebem um disco no qual são explicadas as propriedades de diferentes frutas.