Smirnoff prega consumo consciente

A nova plataforma da Smirnoff vai incentivar o consumo consciente de álcool através de ações combinadas em diversos meios, dando continuidade à iniciativa promovida pela campanha Uggo Não (2007). O novo mote - Exagerou, perdeu - estará presente desde até o final de julho em esquetes protagonizadas por VJs da MTV e em blitzen (em são Paulo, com a rádio Mix FM) e performances realizadas às quintas, sextas e sábados em 164 bares de 40 cidades brasileiras. No site oficial da marca, também está disponível material com mitos e verdades dos exageros da bebida e lista dos estabelecimentos participantes com mural de fotos.

"Procuramos mostrar que beber em excesso pode estragar a noite, o final de semana, transmitindo essa mensagem de igual para igual, como se fosse um papo entre amigos", comenta Álvaro Garcia, gerente de marketing da Diageo, que controla a Smirnoff no Brasil. Ele descarta possibilidade de caretice ou de redução no índice de vendas da bebida por causa da campanha. "A mensagem é: beba de forma inteligente, para beber sempre que desejar. A atitude responsável do consumidor contribui para ampliar nosso mercado, e não o contrário", justifica.

Além de falar com os frequentadores dos bares, a proposta inclui também jogos interativos e distribuição de garrafas de água ou porções individuais de petiscos para quem comprar algum produto do rótulo Smirnoff (Smirnoff Ice, Smirnoff 21, Smirnoff Black, Smirnoff Capiroska e Smirnoff Twist). A plataforma está alinhada ao atual slogan da marca, Puras Possibilidades, que também faz alusão ao consumo consciente. De acordo com Garcia, cerca de 30% dos investimentos em marketing da Diageo são destinados a publicidade socialmente responsável.

Para se aproximar do público-alvo - acima de 21 anos, mas "com espírito jovem", garante o gerente de marketing - são usadas gírias e ambientes comuns nos bares e baladas das grandes capitais. As ações ocorrem em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e mais 32 cidades distribuídas pelos estados de SP, PR, SC e RS. Elas são feitas logo no início da noite, quando os primeiros drinks são pedidos e as pessoas estão mais suscetíveis aos exageros.

Meio & Mensagem

MAIS MATÉRIAS

NEWSLETTER