O plano de mídia para o lançamento do HSBC Direct envolve filmes de 15s e 30s em canais de TV aberta e TV por assinatura, anúncios em revistas e nos principais jornais do País e spots para rádios - tudo sob a responsabilidade da agência JWT.
Além das inserções comerciais nos intervalos do Big Brother Brasil, o novo banco patrocinará algumas provas realizadas no programa durante o mês de março. "A marca vai para o Big Brother para criar um boom, apresentar um posicionamento. Mas o engajamento será feito de maneira cirúrgica, em mídia impressa, TV por assinatura e, especialmente, internet", afirma Marcelo Velloso, diretor de marketing do HSBC. Ele diz que, com os investimentos no HSBC Direct, as verbas do banco programadas para a mídia digital em 2009 dobraram, representando hoje uma fatia de mais de 10% do orçamento.
Para Mario D'Andrea, chief creative officer da JWT, a linguagem utilizada nos anúncios já é uma prova do produto. O primeiro filme a entrar no ar mostra uma pessoa chegando ao consultório do psicanalista, que mal abre a porta e já dispara: "A culpa é da sua mãe". "Resumimos em segundos algumas situações que levariam muito tempo para serem contadas ou concluídas. O perfil do público-alvo do novo banco é alguém que não quer tomar um cafezinho com o gerente. Ele quer ir o mais diretamente possível ao assunto", afirma D?Andrea, que cita o humor ácido do grupo cômico britânico Monte Python (autor de grandes sucessos televisivos na década de 70) como fonte de inspiração da campanha. "O nosso público-alvo gosta disso. Os grandes sucessos do YouTube, por exemplo, passam por esse tipo de humor."