Solidariedade sorridente na campanha do Graacc

Crianças e adolescentes que enfrentam um árduo tratamento para combater alguma espécie de câncer são quase sempre vistos com um olhar de comoção. Essa tristeza gerada pela doença muitas vezes não permite que as pessoas enxerguem a alegria e a vivacidade que residem na essência desses jovens lutadores.

Para mostrar que o tratamento de câncer está bem distante de um quadro de tristeza e melancolia, ao mesmo tempo em que abre as portas de sua estrutura e de sua causa à população, o Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (Graacc), de São Paulo, que conta com uma média de 5 mil pacientes cadastrados, coloca na mídia, a partir da próxima semana, sua nova campanha institucional.

Idealizada pela agência Ponto de Criação, a campanha tem a missão de mostrar ao público o sistema operacional e a equipe que, há 17 anos, trabalha voluntariamente para dar acompanhamento clínico e psicológico a crianças e jovens portadores de câncer.

Mostrar a cara do Graacc sem apelar para sentimentalismo excessivo foi o maior desafio da agência. "A maioria das campanhas para instituições desse tipo geralmente nos faz chorar. Ficamos felizes por conseguir mostrar uma essência alegre, capaz de transmitir esperança ao mesmo tempo em que destaca o porte e potencial do Graacc", afirma Ana Paula Marques, vice-presidente de criação da agência.

A Ponto de Criação também foi responsável pela campanha de 15 anos da entidade, em 2007. De acordo com Tammy Allersdorfer, que atua no desenvolvimento institucional do Graacc, a mudança das projeções financeiras reflete os bons resultados do trabalho de inserção na mídia. "Em 2006 contávamos com um orçamento de R$ 25 milhões. Agora, para 2009, podemos almejar uma verba de R$ 40 milhões."

Para mostrar o cotidiano de uma entidade que lida com histórias reais, nada melhor do que os próprios pacientes. Todos os personagens da campanha são crianças que se encontram em tratamento no Graacc. Com produção da Maria Bonita Filmes, o comercial mostra crianças sorridentes e destaca o trabalho do cão-terapeuta, mascote que circula pelo hospital levando diversão e afeto. Ao todo, a gravação consumiu 14 horas de trabalho. A estréia do comercial deverá acontecer nos canais da Globosat. A agência também preparou anúncios, filme para cinema, painéis de mídia indoor, mobiliário urbano e inserções na internet, além do lançamento de um site.

Meio & Mensagem

MAIS MATÉRIAS

NEWSLETTER