A linha de sabonetes Dove adota um tom mais prático, direto e interativo em campanha global criada pela Ogilvy & Mather Chicago (EUA). Estimulando a consumidora a comparar e comprovar os efeitos do produto, a fabricante propõe "O teste facial de Dove". O maior atributo do artigo a ser examinado é a composição de um quarto de creme hidratante.
O desafio sugere que, durante sete dias, uma parte do rosto seja lavada com um sabonete em barra comum e o outro lado, com Dove. Isso para que se sinta a diferença e o poder da hidratação do produto. Os consumidores que não notarem a diferença ao fim do período podem pedir o dinheiro de volta. O teste será válido por seis meses, até o fim de agosto. "Com o lançamento dessa campanha, esperamos reforçar o benefício do produto em meio às consumidoras. Eu não vejo esse tipo de publicidade como uma tendência, mas é uma ferramenta bastante eficiente", afirma a gerente de marketing de Dove, Fernanda Conejo.
A campanha "O teste facial de Dove" tem filme para TV aberta ? com estréia neste último domingo, 1º ? e por assinatura, em que uma mulher real faz o desafio. O plano de mídia inclui peças em revistas e ações na internet e no ponto-de-venda. Serão distribuídas 700 mil amostras grátis do produto, encartadas em revistas femininas.
A fabricante pretende aumentar a participação no mercado premium de sabonetes com o investimento de R$ 12 milhões na primeira campanha do ano. "Estão previstas outras ações para 2009", afirma Fernanda.A ferramenta de testes já havia sido utilizada em campanhas de outros produtos da linha. Para a loção Dove Summer Tone a marca sinaliza com o bronzeado garantido ou a devolução do dinheiro pago no produto.