O HSBC lança sua campanha de destaque em 2009, que tem investimento previsto de R$ 30 milhões e cuja meta é aproximar a instituição de seus clientes, relacionando seus produtos e serviços às necessidades individuais.
Intitulada "O que importa para você", a ação desenvolvida pela JWT Brasil é parte da estratégia mundial de comunicação da marca de reconhecer os diferentes valores pessoais. Mario D'Andrea, CCO da agência, explica que o ponto de partida para a criação foi voltar-se às experiências pessoais - tanto dos envolvidos na criação, quando do cliente - como uma forma de dar vida aos novos personagens enxergando tudo do ponto-de-vista do consumidor. "Sempre buscamos entender qual a relação dele com os assuntos financeiros e suas particularidades. Este é um posicionamento de sucesso adotado pela marca", diz. O site www.oqueimportaparavoce.com.br possui um espaço para interação com os clientes.
Por isso, as cenas do cotidiano são a base da campanha, que associa cada personagem a um produto ou serviço oferecido pelo banco. O primeiro filme a ser veiculado - a partir desta terça-feira, 20 - chama-se "Mamãe", e ressalta que para uma mãe nada é mais importante do que cuidar de seu filho. Por isso, para pessoas como ela o HSBC oferece seguros e planos de previdência ressaltando que eles protegem muito mais do que bens. "Protegem emoções."
No segundo filme, intitulado "Bebê Gigante", o destaque é um casal que acaba de ter um filho. A peça foca a criança que é vista pelos pais como sendo gigante, dando o entendimento de que o apartamento da família ficou pequeno desde que o bebê nasceu. Para esses pais, o banco oferece o crédito imobiliário. Todos os comerciais encerram com a pergunta "E para você, o que é mais importante?" e convidam as pessoas a acessarem o hot site da campanha, onde o visitante pode ter acesso aos produtos de acordo com seu perfil.
"Não adianta empurrar apenas mais um produto de que o cliente não precisa. A experiência nos mostrou que quando a comunicação mostra fatos reais da vida, as pessoas se identificam mais rapidamente com a marca, e isso aumenta a eficiência da ação", completa o criativo.
O plano de mídia engloba veiculação em TV fechada e aberta durante os intervalos comerciais do Big Brother Brasil 9, que é patrocinado pelo banco, anúncios em jornais e revistas, spots e ações na internet. A criação é de Rodolfo Amaral, Flavio Vidigal, Rafael Marecki, Luciane Krobel, Bruno de Almeida, Thalyta Constantino, Henrique Santiago e Jorge Uesu, com direção de Mario D'Andrea, Gustavo Borrmann e Fabio Miraglia. A produtora encarregada é a Zeppelin, com direção de cena de Carlos Manga Jr..