Raramente no papel de anunciante, o Google está estampando as estações de metrô de São Paulo para promover o Google Transporte Público. Parte integrante do Google Maps Brasil, o novo produto - lançado em meados de dezembro - auxilia os internautas na busca de caminhos e rotas de metrô, ônibus e trem. Para a divulgação a companhia distribuiu anúncios nas estações da linha verde (Vila Madalena/Alto do Ipiranga) do metrô paulistano.
A ação acontece simultaneamente em Belo Horizonte, onde, além dos anúncios no metrô, o Google está fazendo uso da mídia externa para complementar a campanha, com exposição nas traseiras de ônibus e bancas de jornal. "Com a proposta de incentivar o uso do transporte público, quisemos investir numa ação específica para esse produto. Em pouco tempo de campanha, já sentimos os resultados e tivemos nossas expectativas de acesso ao serviço superadas", conta Patrícia Pflaeging, gerente de marketing do Google Brasil, sem divulgar números ou valores. A idéia é lançar o produto e executar divulgação em outras cidades brasileiras em breve, uma vez que as capitais paulista e mineira foram as primeiras da América Latina a contarem com o serviço.
Sem agência de publicidade para atendiment o contínuo no País, a companhia contratou a Ogilvy para desenvolver essa ação específica. "Como o produto já foi lançado em outros países, outras campanhas foram usadas como base, mas a criação nacional ficou por conta da Ogilvy", diz Patrícia. No ambiente online, o Google é um anunciante constante, mas desde que chegou ao Brasil assumiu esse papel na mídia off-line em poucas oportunidades, como na ocasião do início da operação nacional e com algumas campanhas em revistas segmentadas.