Atingir o público que deseja uma cerveja light, mas não abre mão do
sabor é o objetivo do Grupo Petrópolis com o lançamento da marca
Itaipava Light. O produto, segundo a cervejaria, tem 25% menos calorias
em comparação com uma cerveja lager do tipo pilsen. São cerca de 35 kcal
por 100 ml da bebida. O investimento em desenvolvimento, matéria-prima,
insumo e embalagem foi de R$ 2 milhões.
A nova marca será
comercializada em duas versões: garrafa long neck 250 ml (preço sugerido
de R$ 2,09) e lata de 350 ml (R$ 1,99). A identidade visual das
embalagens foi criada pela Design Luce. A distribuição inicial abrangerá
os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Num primeiro momento, a
produção gira em torno de 80 mil caixas/mês. A bebida deve chegar às
redes de autosserviço, lojas de conveniência, casas noturnas, bares e
restaurantes até o Carnaval.
Um dos cuidados da Petrópolis no
lançamento foi procurar não dar margem para o produto ser rotulado como
cerveja aguada ou de mulher, o que geralmente ocorre com cervejas mais
fracas (o teor alcoólico de Itaipava Light é 3,5%, contra uma média de
mercado de 4,5%). “Para não correr o risco, escolhemos a embalagem
verde, associada às cervejas encorpadas”, conta Douglas Costa, head de
marketing e relações com o mercado do grupo.
A estratégia de
comunicação prevê, incialmente, material para PDV, como adesivo, móbile e
wobbler. Assinadas pela Multi Solution, as peças levam a assinatura
“Sabor surpreendente” e brincam com a ideia do produto flutuar, alusão
às calorias. Na segunda fase estão previstos anúncios na mídia impressa.
Embora seja forte em mercados como o norte-americano, onde a categoria
existe há 40 anos, no Brasil o segmento ainda não decolou. A Brahma, por
exemplo, já lançou a versão Brahma Light em duas oportunidades, a mais
recente em 2003, mas não emplacou. Em outra frente, a Ambev também
colocou no mercado extensões de suas marcas principais com apelo de
leveza – Skol 360º, Antarctica Sub Zero e Brahma Fresh –, mas sem
explorar a questão das calorias.
Na ausência de um concorrente
direto na categoria, a Petrópolis irá posicionar Itaipava Light como uma
premium light, e vislumbra uma disputa com rótulos como Stella Artois
(Ambev) e Heineken. “Pelo posicionamento de preço, a cerveja não deve
ser de grande volume. Mas podemos ter surpresas. Obviamente teremos
movimentação da concorrência”, opina.
Fonte: Meio e Mensagem