Nizan Guanaes será "chief culture officer" da Africa

"Agência oficializa divisão da presidência entre Márcio Santoro e Sérgio Gordilho"

Citando exemplos internacionais e nacionais, como os casos das duplas que comandam a Lew'Lara (Luiz Lara e Jaques Lewkowicz) e a AlmapBBDO (José Luiz Madeira e Marcello Serpa), Nizan Guanaes apresentou oficialmente nesta terça-feira, 23, os dois novos copresidentes da Africa: Márcio Santoro, até então vice-presidente executivo, e Sérgio Gordilho, atual vice-presidente de criação - conforme informou o M&M Online na segunda, 22 (veja aqui).

Guanaes ressalta o preparo da dupla nos últimos anos. Enquanto Santoro fez o president management program na Harvard Business Scholl, Gordilho concluiu no ano passado seu MBA executivo na Berlin Scholl of Creative Leadership. "Gestão é fundamental. Gestão de tempo, de pessoas, de processos", cita Guanaes. "O Márcio Santoro e o Sérgio Gordilho são dois caras que vão possibilitar que eu fique de jeans e leve a minha cabeça para passear no mundo. Afinal, sou um senhor de quase 52 anos. Já fiz campanha de lançamento do fax, quando estava na DPZ", diverte-se.

Apesar disso, Guanaes deixa claro que não pretende se aposentar - "Nunca!" - e que adora trabalhar e criar. Cita como exemplo o filme "Feira", institucional do Itaú criado por ele e lançado no início do ano (veja aqui). "Posso bater um pênalti. E, como acionista, quero participar dos grandes momentos de decisão. Mas no dia-a-dia vou me dedicar mais à cultura da Africa. Ao nosso jeito de fazer as coisas. Cuidando dos recursos humanos e do treinamento constante da equipe. Serei uma espécie de chief culture officer", ressalta.

Guanaes também está envolvido na inauguração do escritório do Grupo ABC em Nova York, prevista para setembro. O prédio de cinco andares irá abrigar, além do escritório de Guanaes, a sede nova-iorquina da Pereira & O'Dell e o Brazilian Room, um espaço para ser usado como "embaixada do País". "Usaremos todos os mecanismos de telepresença para que eu possa ver uma campanha importante da Africa, por exemplo", salienta. "Sou acionista online. Nas empresas do ABC que estão indo bem eu nem apareço", garante.

Segundo Guanaes, apesar da mudança, estão mantidos os princípios básicos que nortearam o lançamento da Africa, como o foco em poucas contas, de modo que o relacionamento com os clientes seja feito pelos sócios e pelos vice-presidentes. "O nosso marketing não é prêmio. Queremos que a Africa seja top of mind entre os clientes e estamos na liderança de todas as pesquisas de preferência dos anunciantes", acrescenta.

Santoro e Gordilho assumem com a perspectiva de crescimento de 20% na receita em 2010 - meta a ser alcançada sobretudo no aumento de participação da Africa nas verbas dos clientes já atendidos. "Me especializei na questão da gestão, que as agências fazem de maneira empírica. O meu objetivo é usar esse conhecimento para pavimentar o terreno para que a criação e a inovação andem", frisa Santoro. "Estamos adotando o formato arquiteto-engenheiro, pois sem engenheiro o arquiteto não levanta nada, e sem o arquiteto a obra fica cafona", compara Gordilho.

A ascensão da dupla à presidência acarreta algumas outras mudanças na estrutura organizacional da Africa. Marcelo Passos, até então diretor de conta de Brahma, assume a direção-geral de atendimento e gestão. Renata Brasil, que ocupava o cargo desde 2004 passa a ser diretora de planejamento aplicado, trabalhando diretamente com Guanaes. "Estamos desenvolvendo uma terceira geração, promovendo a prata da casa e dando perspectivas de futuro aos que trabalham conosco", salienta Guanaes.

Aproveitando a alteração em outros departamentos da agência, a área de mídia também adota novo modelo. O objetivo foi sair do modelo tradicional vertical de diretor, supervisor e assistente para cada uma das contas. Comandado pelo sócio e vice-presidente de mídia Luiz Fernando Vieira e pelo diretor-geral Fábio Freitas, o departamento foi dividido em cinco áreas: inovação, estratégia, digital, negócios e operações.

A área de estratégia mantém um diretor exclusivo para cada conta da casa. A de operações fica com a responsabilidade pela logística de entrega de materiais aos veículos. Enquanto os profissionais de mídia digital permanecem sob o comando de Felipe "Pipo" Santos.

As duas principais novidades são a área de inovação, dirigida por Rodrigo Famelli e focada na "experimentação do novo", e a de negócios, comandada por Eduardo Shinohara, que estará focada no atendimento aos profissionais de veículos. Para que os profissionais de mídia que estão em outras áreas não fiquem distantes dos veículos, a Africa instituiu o Media Day. Durante um dia toda a sua equipe estará disponível para receber os contatos comerciais e propostas dos meios de comunicação.

Fonte: Meio & Mensagem

MAIS MATÉRIAS

NEWSLETTER