Como aumentar as vendas utilizando ferramentas na internet?

A empreendedora Siomara Moura revende lingeries há dois anos para complementar a renda. Criou um blog para divulgar os produtos, mas o projeto é ir além. “Minha idéia é abrir uma loja virtual. Fiz meu plano de negócios, para ter idéia dos custos e de quanto vou precisar vender para ter lucro, e também fiz os cursos do Sebrae pela internet. Mesmo assim, estou com medo e insegura.” Siomara pede orientação para tornar o blog conhecido; quer saber se está percorrendo o caminho correto; e obterá sucesso neste início?

Confira às dicas do Faça Diferente:

1) Sucesso: não há como prever ou garantir sucesso em nenhum empreendimento, pois tudo depende de uma série de fatores. Quanto mais você se preparar, seja através dos cursos do Sebrae, como através da realização de um plano de negócios, que lhe ajudem a minimizar os riscos e a investir em sua idéia com mais segurança, melhor! Neste sentido, você está no caminho certo e se preparando com cautela para avançar em sua idéia de negócio inovadora, portanto, as chances de sucesso tendem a serem maiores!

2) Comércio eletrônico: a idéia da loja virtual deu muito certo para os donos da empresa Camiseteria.com, cujo caso de sucesso já foi bastante divulgado, inclusive aqui no blog. Eles lançaram um site com três vertentes:

a) loja virtual na qual os clientes podem comprar as camisetas;

b) concurso permanente que premia as estampas das camisetas mais votadas pelo site;

c) comunidade virtual com perfil, foto, dados pessoais, blog pessoal e área de troca de recados, disponível para todos os clientes, parceiros e amigos.

Mas fazer propaganda na internet e aumentar a quantidade de acessos a um determinado blog ou site é uma tarefa que requer cuidados especiais. Inicialmente, não basta conhecer a ferramenta de anúncios e ter conhecimentos de marketing, mas torna-se fundamental fazer um bom acompanhamento através de estatísticas do site, para descobrir quem são seus potenciais clientes e quem está mais interessado em seu negócio.

Para que você tenha maior clareza em relação ao melhor retorno sobre o investimento em propaganda e marketing e possa usufruir de um bom aumento nas vendas e nos lucros, o ideal seria contratar uma consultoria especializada em mídia digital e propaganda na internet, a fim de desenvolver um Plano de Marketing Digital.

Neste Plano realiza-se um estudo de mercado e da concorrência, avaliando os seus pontos negativos e positivos e as devidas ações corretivas, a fim de definir o foco das estratégias de divulgação e o público-alvo de sua empresa. Devem ser contempladas as ações estratégicas da empresa na web e as formas de atração dos potenciais clientes, estabelecendo uma forma de comunicação específica que consiga conquistar o público-alvo de forma mais eficiente, ampliando assim a freqüência de acesso ao seu site.

O Plano de Marketing Digital deve possibilitar os seguintes resultados: posicionamento do site de forma eficiente no topo dos mecanismos de busca; desenvolvimento de ações de relacionamento com os clientes; planejamento de campanhas de comunicação digital com seu público-alvo; transformação da empresa em uma marca forte no ambiente web e ampliação dos negócios!

3) Ferramentas de vendas: a internet está se tornando a cada dia um veículo de vendas de baixo custo e de alto alcance populacional. Existem diversas formas de usar os sites de busca como ferramentas de propaganda na internet. Algumas são pagas e outras precisam de conhecimento, dedicação e esforço para que saiam gratuitamente no ranking das mais relevantes para alguma palavra chave.

Segundo Alexandre Gomes Barbosa, consultor especialista em e-business e consultor da iFactor Brasil, as empresas que utilizam a internet para fazer negócios podem economizar em infraestrutura física e recursos com pessoal de vendas, revertendo esta economia para um investimento em propaganda e marketing na internet, com um retorno bem mais compensador.

No Brasil, os sites de busca mais utilizados e eficientes são o Cadê e Yahoo, porém, a maioria das pessoas utiliza o Google para as buscas on-line. Estes sites de busca possuem programas de anúncios, que colocam o site de interesse no topo do ranking, segundo as palavras chaves relevantes ao negócio. Estas campanhas de marketing são feitas através de “banners”, pagos por número de cliques (Pay Per Click Campaigns). Geralmente um click custa em torno de R$ 0,20 a R$ 2,00, dependendo do tipo de campanha e da empresa contratada.

O Google possui o AdWords, que é um programa de publicidade online, possibilitando aos seus associados uma visibilidade estratégica no Google e sites de busca associados. No AdWords, você pode criar os seus próprios anúncios e escolher as palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Não é preciso uma página da web para iniciar, pois o Google ajudará você a criar uma página gratuitamente.

Não há um gasto mínimo exigido, você decide quanto pagará no AdWords. Por exemplo, você pode definir um orçamento diário de R$ 10,00 e um custo máximo de R$ 0,10 por cada clique em seu anúncio, mas você só será cobrada quando alguém clicar no seu anúncio e não quando ele for exibido. O Google fornece estimativas de custo e tráfego de palavras-chave, para que você tome decisões conscientes sobre a escolha das palavras-chave e maximize o seu orçamento.

Redação Central dos Brindes

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